Água(s), Caminho de Santiago, Concelho de Barcelos, Distrito de Braga, Património Cultural Material, Ponte, Portugal, Rio Neiva, Rios

Ponte romana de Fragoso…

Há quem a chame de romana, há quem a chame de medieval, a certeza é que a ponte que permite atravessar o Rio Neiva merece uma visita.

A dúvida existe porque embora na origem possa eventualmente tratar-se de uma ponte romana, foi restaurada entre os séculos XV, XVI ou XVII.

Localizada na freguesia de Fragoso na extremidade do concelho de Barcelos, já no limite com os de Esposende e Viana do Castelo, a ponte tornou-se muito importante para poder transpor o rio Neiva, principalmente quando esta aldeia se tornou um dos caminhos para Santiago de Compostela.

A ponte só deixou há relativamente pouco tempo de ter trânsito de veículos motorizados, pois hoje a sua travessia é feita apenas por peões.

Descobri esta ponte aquando da preparação dos locais a visitar durante os dias de percurso pela EN 103.

Não me desiludiu pois a ponte, com os seus dois arcos redondos ligados por corta-águas e tabuleiro em cavalete é interessante de se ver e bem conservada.

Permite vistas bonitas sobre o rio e zona envolvente.

Desci até à água e foi das margens do rio que, no meu entender, eu consegui o melhor ângulo para apreciar esta linda ponte.

Coordenadas GPS: N 41 37.127′ W 008 43.028′   (41.61878, -8.71713)

Deixe um comentário