Com uma grande ligação aos pescadores, pois era aqui que os seus familiares rezavam à Senhora da Boa Hora, para pedir o seu regresso, e às gentes de Leça da Palmeira, por ser o local onde decorriam as festas do patrono, a Capela de S. Clemente das Penhas, vulgarmente denominada de Capela da Boa Nova, apesar de muito pequena, é uma linda capela localizada numa área meia agreste.

O vento forte e um mar muito agitado, durante a maioria dos dias, proporcionam-lhe uma espécie de beleza nostálgica que torna este templo religioso ainda mais encantador.

Dos penhascos, que o rodeiam, é possível contemplar e apreciar toda a imensidão e beleza do mar.



Foi justamente o que eu fiz…


Localizada entre o farol de Leça da Palmeira e a praia azul no concelho de Matosinhos, convida a uma visita toda e qualquer pessoa que por ali passe.


Um pouco de história….
Acredita-se que esta capela tenha sido erigida num local onde estava localizado um outro templo ligado aos eremitas Franciscanos.
Os terrenos à volta eram estéreis, daí a escolha deste lugar, pois estes monges faziam votos de penitência, obediência e pobreza, afastados de todo o tipo de comodismos.
A partir de 1475 mudam-se para o Convento de Nossa Senhora da Conceição, atual Quinta da Conceição, o que leva ao inicio da decadência deste mosteiro, ficando, apenas, pouco mais do que a capela.
Sofreu algumas obras de restauração até à atualidade.
Coordenadas
Latitude
41.203491705741335
Longitude
-8.715433180332184