Belém, Concelho de Lisboa, Distrito de Lisboa, Monumentos, Património Cultural Material, Portugal

Sala Thai, um pouco de Tailândia em Portugal…

Foi transportado de barco até Lisboa seguindo o trajeto, de há 500 anos, dos navegadores portugueses e colocado em Belém.

O pavilhão tailandês, conhecido como Sala Thai, chega desta forma, de Banguecoque onde foi construído, à capital portuguesa, como um presente que marca a amizade, criada por 5 séculos de relações diplomáticas, entre Portugal e a Tailândia.

Foi num agradável passeio, de fim de tarde, pelo jardim Vasco da Gama que descobri este monumento, que me fez imediatamente parecer que estava no estrangeiro.

Inaugurado, pessoalmente, pela princesa da Tailândia Maha Chakri Sirindhorn reflete o estilo arquitetónico tradicional da Tailândia, todo ele feito sem um único prego ou parafuso, recorrendo, apenas, a um sistema de encaixes na madeira.

Construído em madeira de teca é revestido com milhares de folhas de ouro, que lhe dão a bela cor dourada pela qual é conhecido, que contrasta com todo o verde que o rodeia.

O telhado parece a pele de um dragão ou as escamas de um peixe e os pináculos, que nele se encontram, representam anjos estilizados.

Curiosa por natureza e sempre ávida de conhecimentos, aproveitei logo para atravessar o monumento para poder conhecer e desfrutar do seu interior. Escusado será dizer que adorei parar a meio e apreciar os lindos pormenores do teto.

É, sem dúvida, uma atração imperdível do Jardim Vasco da Gama e que pode ser visitado a qualquer hora e de forma gratuita.

Uma opinião sobre “Sala Thai, um pouco de Tailândia em Portugal…”

Deixe um comentário