Água(s), Boticas, Concelho de Boticas, Cultura, Distrito de Vila Real, Europa, Freguesia de Boticas e Granja, Lendas/Crenças, Património Cultural Imaterial, Portugal, Rios

São Cristóvão e o peso todo do mundo…

A festa de Boticas só, há poucos dias, terminou, mas ainda é tempo para escrever sobre uma das maiores atração da mesma, o São Cristóvão.

Mesmo durante a pandemia, período durante o qual deixou de haver festejos em honra a nossa senhora da Livração, a figura de São Cristóvão foi sempre colocada no rio.

Os Botiquenses já não estranham quando, durante as festividades da vila, é colocada uma figura enorme, no meio do rio, com uma criança no seu ombro e um pau nas mãos.

Os visitantes é que ficam mais surpreendidos, nem sempre percebendo quem é ou o que representa.

A tradição é muito antiga e é baseada na seguinte lenda.

Tudo começa, após muitas rezas, com o nascimento de uma criança, que, com os anos, se tornou num homem de tamanho e força extraordinários.

Ao crescer, este acaba por oferecer a sua vida a Cristo e aceita passar pessoas de um lado para o outro de um rio, em nome de Deus.

Certo dia uma criança pede-lhe para a passar, mas, conforme atravessava com ela no ombro parecia que era cada vez mais pesada. Era como se transportasse o mundo inteiro. A criança acaba por lhe confessar que era Cristo, daí a origem do seu nome, em grego christos pherein , que em latim é Christophorus , “aquele que transporta Cristo”.

Colocar a figura do São Cristóvão, no meio do rio em Boticas, durante as festividades em honra a nossa senhora da Livração é uma tradição muito antiga que os Botiquenses adoram…

Deixe um comentário