Bairro Alto, Chiado, Concelho de Lisboa, Cultura, Distrito de Lisboa, Freguesia da Misericórdia, Luís de Camões, Onde beber?, Pintura/Escultura, Portugal

Praça Luís de Camões

Ali no Bairro do Chiado (de que tanto gosto), a Praça de Luís de Camões, também conhecida como Largo de Camões, é um ponto de encontro na cidade de Lisboa.

Ponto de encontro por ser o local onde se cruzam dois dos bairros mais conhecidos e movimentados da capital portuguesa, o Chiado e o Bairro Alto.

Ponto de encontro por ser o local de várias manifestações, desde as culturais às políticas.

Ponto de encontro, ainda, por ser uma zona de descanso, a partir da qual sabe bem apreciar a vida agitada que por ali se vive.

Inaugurada em 1867, a praça é uma homenagem a um dos nossos maiores escritores portugueses, Luís de Camões, autor dos famosos “Os Lusíadas”.

No centro está instalada uma estátua de bronze deste poeta, da autoria do escultor Vítor Bastos, o que dentro do género é o monumento mais antigo de Lisboa.

Esta tem 4 metros de altura e encontra-se sobre um pedestal octogonal rodeado por outras estátuas de outras figuras ligadas às Artes e às Ciências (Fernão Lopes, João de Barros…)

Toda a calçada portuguesa, ao seu redor, apresenta pormenores ligados aos Lusíadas, tais como, o mar, sereias, caravelas, naus…

Não é uma praça muito extensa, mas é um agradável espaço aberto a toda uma zona com muito para visitar e descobrir.

É local de passagem de vários elétricos da cidade, nomeadamente o famoso e turístico 28, o que parece fazer recuar no tempo.

O quiosque do Largo de Camões, um dos mais cobiçados da cidade, integralmente recuperado e que veio do jardim das Amoreiras, oferece uma lista de sandes, bebidas e pastelaria, que recupera os sabores lisboetas (e não só).

Eu vou, sempre, de metro visitar esta praça, mas para os que não abdicam do automóvel podem sempre tentar arranjar estacionamento no parque subterrâneo que ali existe.

Em toda a volta, os bonitos imóveis pombalinos, recentemente restaurados, completam o belo quadro desta praça.

Gosto, gosto e não abdico de uma boa limonada fresca nesta encantadora praça, repleta de árvores.

2 opiniões sobre “Praça Luís de Camões”

Deixe um comentário