Capela, Concelho da Póvoa de Varzim, Distrito do Porto, Freguesia de Laúndos, Hotel/Aparthotel, Miradouros, Montanhas, Serras e Vales, Monumentos, Onde ficar?, Património Cultural Material, Portugal, Turismo

Monte São Félix

Acredita-se que no Monte São Félix tenha vivido o eremita, com o mesmo nome, que encontrou o corpo de São Pedro de Rates, o primeiro bispo de Braga, que tornou esta cidade uma das mais importantes, da península Ibérica, em termos religiosos.

Localizado na freguesia de Laúndos na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, a 202 metros de altitude, oferece vistas fantásticas sobre a região e de onde se pode observar o mar, sempre que o tempo o permita.

Existem muitos motivos para subir ao cimo deste monte.

Uma pequena capela, a Capela de São Félix, é um desses motivos e talvez o mais forte.

Vários moinhos de vento, alguns já convertidos em residências de férias, podem ser apreciados no cimo do monte.

Um pouco mais a baixo um miradouro circular que oferece vistas incríveis acolhe, no seu centro, o Monumento ao Emigrante.

É uma obra dedicada aos portugueses que emigraram e representa cada elemento da família Giesteira, os progenitores e os seus quatro filhos, a caminhar na rampa de um navio em direção a um novo mundo.

Do sopé do monte é possível aceder a este miradouro incrível através dos 328 degraus, divididos em sete patamares, nos quais existem 2 capelas, que compõem uma via sacra.

É possível pernoitar no cimo do monte São Félix, numa das suas encostas, no magnífico São Félix Hotel Hillside & Nature.

É uma unidade hoteleira, muito bem integrada na natureza e cuja localização permite vistas incríveis sobre o mar.

Deixe um comentário