Bairro de Alfama, Colinas, Concelho de Lisboa, Dicas e truques, Distrito de Lisboa, Elétrico, Europa, Meio de transporte, Miradouros, Monumentos, Património Cultural Material, Portugal, Santa Maria Maior, Turismo

O elétrico 12, da Praça da Figueira ao Castelo de São Jorge…

Realiza o percurso mais curto de todos os elétricos de Lisboa, apenas com 11 paragens em pouco mais do que 20 minutos, mas o elétrico 12 tem esta particularidade de nos fazer descobrir a linda Lisboa de antigamente, com os seus bairros históricos.

Da Praça de Martim Moniz ao Largo das Portas do Sol, do Miradouro de Santa Luzia à Praça da Figueira e com ele subir até à colina mais alta da cidade: o Castelo (ou São Jorge), este elétrico permite aceder a todos estes locais.

Tem, portanto, várias paragens em comum com o conhecido e muito turístico elétrico 28.

Optar pelo 12 é uma das dicas para descobrir Lisboa de elétrico e evitar as enormes filas de turistas que geralmente acontecem com o 28.

A paragem do 12 é mesmo ao lado do 28 na Praça Martim Moniz, mas eu aconselho iniciar o percurso deste elétrico na famosa Praça da Figueira.

Ainda tem outra vantagem é que contrariamente ao 28 que finaliza o seu percurso no Cemitério dos Prazeres e depois é necessário voltar para o ponto de partida, com este não é preciso recorrer a outros transportes pois percorre um caminho circular.

Se partir da Praça da Figueira, cruza a de Martim Moniz, atravessa o Socorro, sobe até ao miradouro das Portas do Sol e inicia a descida para o miradouro de Santa Luzia e a Sé, a partir daí toma o Rua dos Fanqueiros na Baixa e regressa ao ponto de partida.

O 12 é, portanto, o elétrico que percorre, de forma circular e sem tanta confusão de pessoas, os bairros históricos de Lisboa e suas colinas do lado oriental.

Foi recorrendo ao 12 que eu iniciei a descoberta, de elétrico, pela capital e claro a primeira impressão de passar mesmo juntinho às casas nos bairros históricos foi, para mim, indescritível.

O preço da viagem é o preço normal para quem tem bilhete para usar os transportes da Carris, não sendo, portanto, boa ideia comprar a viagem no elétrico pois é mais cara.

Para outras informações, nomeadamente sobre horários o melhor é mesmo consultar o site da Carris: https://www.carris.pt/viaje/carreiras/12e-martim-moniz-circulacao-castelo/

Recomendo…

Uma opinião sobre “O elétrico 12, da Praça da Figueira ao Castelo de São Jorge…”

Deixe um comentário