Concelho de Lisboa, Distrito de Lisboa, Miradouros, Monumentos, Património, Património Cultural Material, Portugal, Rio Pinhão, Santa Maria Maior, Turismo

Arco da Rua Augusta ou uma vista de 360° sobre Lisboa

O Arco do Triunfo localizado sobre a Rua Augusta, a rua pedonal mais movimentada de Lisboa, e na parte norte da Praça do Comércio é impressionante, por isso, julgo que ninguém que ali passe, consegue ficar insensível à sua grandiosidade.

Construído aquando da reconstrução Pombalina, após a destruição da baixa lisboeta pelo terramoto de 1755, é um dos símbolos de uma Lisboa renascida, depois da fúria da terra, do fogo e da água.

A meio do Arco, as estátuas, da autoria de Victor Bastos, representam figuras da história portuguesa, tais como, o Marquês de Pombal, Vasco da Gama ou ainda Nuno Álvares Pereira.

Na parte superior do Arco é possível apreciar as esculturas de Célestin Anatole Calmels, onde a Glória coroa o Génio e o Valor.

O texto inscrito por baixo destas, “VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO PPD”, tem a ver com a grandiosidade do nosso Império “.

Junto às estátuas existem um miradouro, ao qual é possível aceder desde 2013.

A entrada custa 3 euros e faz-se pela lateral na Rua Augusta.

A primeira subida é feita usando um elevador.

Um primeiro lance de escadas permite o acesso à Sala do Relógio, onde se pode conhecer toda a história do Arco.

Um segundo lance de escadas, ainda mais íngremes, permite chegar ao miradouro no topo do Arco.

Do topo deste miradouro é possível ter vistas, de 360°, sobre a cidade de Lisboa.

Escusado será dizer que estas são fantásticas.

  • Coordenadas:
  • 38° 42′ 30″ N
  • 9° 08′ 12″ O

Deixe um comentário