Água(s), Europa, Malta, Mares, Parque urbano, Parques, Turismo, Valletta, Verde(s)

Lower Barrakka Gardens

Os jardins inferiores de Barrakka “Lower Barrakka Gardens” são um parque público localizado em Valletta, capital de Malta, na zona inferior das fortificações da cidade.

É geminado com outro parque, o Upper Barrakka Gardens, que fica um pouco mais alto a uma distância relativamente curta.

O jardim foi criado, pelas tropas francesas durante o cerco de Malta em 1798-1800, talvez, para daí conseguirem tirar alguma comida.

Este foi sempre um local, com vistas privilegiadas, para se poder observar o Mar e os navios que se aproximavam das ilhas maltesas.

Oferece, portanto, vistas fantásticas sobre o Mediterrâneo, a entrada do Grande Porto (Grand Harbour) e as Três Cidades, Vittoriosa, Senglea e Cospicua, ainda hoje.

Do jardim é possível apreciar, com tranquilidade, toda essa beleza, quer seja dos bancos colocados numa espécie de terraço virado para o mar, quer seja das inúmeras possibilidades que este parque nos oferece para o poder fazer.

Lindo…

Como homenagem a Alexander Ball, um almirante britânico que foi o primeiro Comissário Civil de Malta, foi erguido, em 1810, um memorial, sob a forma de um templo neoclássico nos Jardins.

Por ser um ponto estratégico na entrada da ilha, este local está, inevitavelmente, ligado aos acontecimentos históricos da ilha, nomeadamente aos cercos que Malta sofreu.

Um memorial, que se pode ver a partir dos arcos, relembra, tocando os seus sinos, diariamente às 12h00, os mais de sete mil militares e civis que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra na ilha.

Inúmeras placas comemorativas, também, não deixam esquecer alguns acontecimentos históricos.

O seu lado histórico e simbólico, o seu lado calmo e bonito, entre outros, fez com que este jardim público tenha sido um dos locais que eu gostei muito de descobrir.

Uma opinião sobre “Lower Barrakka Gardens”

Deixe um comentário