Arte, Água(s), Blue Grotto, Caravaggio, Cultura, Dicas e truques, Europa, Gastronomia, Malta, Mares, Marsaxlokk, Mdina, Miradouros, Montanhas, Serras e Vales, Monumentos, Património, Património Cultural Imaterial, Património Cultural Material, Património da Humanidade, Peixe, Pintura/Escultura, Praias, Turismo, Valletta

Malta, um tesouro no meio do Mediterrâneo…

Malta é um dos mais pequenos países da Europa, mas com muitos motivos para uma visita.

A sua localização estratégica entre a Europa e o Norte de África, fez com que, ao longo da história, sentisse várias influências, o que torna este arquipélago muito rico em termos de história e cultura.

É notório na arquitetura das suas casas, por exemplo, dado esta ser uma mistura de influências barrocas, árabes e neoclássicas.

É o País das varandas coloridas.

E da religião, pois percorrendo as ruas encontram-se muitas figuras religiosas e Malta é o País com mais igrejas, por metro quadrado, em todo o mundo.

A proximidade com a Itália influenciou, particularmente, os seus costumes, tradições e até a sua gastronomia.

E claro que experimentei os famosos Pastizzi, o folhado maltês mais conhecido. Gostei.

Dividi os meus dias em Malta, percorrendo toda a ilha, começando pela área norte e acabando pela sul. Deixo aqui, algumas das localidades/sítios visitados, de que eu mais gostei.

Mdina

Mdina, conhecida como a cidade do silêncio, foi, sem qualquer dúvida, a localidade que eu mais gostei de visitar.

A sua cor, as suas pequenas ruas, a forma como o silêncio contava muito da sua história, fascinaram-me.

Como fã de Games of Thrones, também, adorei entrar nos cenários da série.

La Valletta

A capital de Malta, La Valletta, património da Humanidade desde 1980, é, verdadeiramente, encantadora.

Não é de grandes dimensões, o que permite descobrir tudo a pé, mas dado ser um autêntico museu a céu aberto, pela quantidade de monumentos e história, é necessário algum tempo para a visita.

Blue Grotto

A gruta azul, Blue Grotto, é um conjunto de grutas com água que vai alterando a sua cor, conforme entra a luz durante o dia, de verde a azul turquesa.

Para ver melhor o efeito, aconselho a visita de barco. Que sensação.

Marsaxlokk

Marsaxlokk é uma localidade piscatória, que encanta, logo desde os primeiros instantes, pelos seus barcos coloridos numa baía natural.

Fui num domingo, dia do mercado de peixe, um grande acontecimento para a localidade e onde se junta muita gente.

Apreciadora da natureza, a começar pelo mar, da história e de tudo o que é cultura, adorei a viagem a Malta por tudo o que me trouxe e fez sentir.

Deixe um comentário