40% dos homens morreram na praia de Omaha, no primeiro dia do desembarque, a 6 de junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
Era o setor da responsabilidade das tropas americanas.



No centro de Omaha Beach, no meio da areia, está localizada uma escultura metálica, composta por 3 partes distintas, para não deixar esquecer essa memória.


A obra, chamada “Les Braves”, é da autoria de uma escultora francesa, Anilore Banon e foi inaugurada a 5 de junho de 2004.

Tem 9 metros de altura, 15 de cumprimento e pesa 15 toneladas.

A escultura representa as asas da liberdade a saírem da areia e da água.



Cada uma das 3 partes tem um significado diferente:
– As asas da esperança – Para que o espírito destes homens continue a inspirar-nos e a lembrar-nos que unidos é sempre possível mudar o futuro.
– Primeira Liberdade – Para que o exemplo daqueles que se levantaram contra a barbárie nos ajude a permanecer firmes contra todas as formas de desumanidade.
– As asas da Fraternidade – Para que este sinal de fraternidade, não nos faça esquecer a nossa responsabilidade para com os outros e para nós mesmos.

Hoje, esta escultura é um dos símbolos de Omaha Beach, indo ao encontro do pretendido pelo escultor que afirmou, durante a inauguração da mesma, que: ” Criei esta escultura em homenagem à coragem desses homens: filhos, maridos e pais, que sacrificaram suas vidas na esperança de libertar o povo francês “.

Uma opinião sobre “Les Braves, a homenagem à coragem desses homens: filhos, maridos e pais…”