Água(s), Barlavento, Concelho de Lagoa, Mares, Porches, Portugal, Praias

Ermida de Nossa Senhora da Rocha

Construída sobre um braço de terra que penetra o mar, uma pequena ermida parece espreitar para o oceano, relembrando, quem sabe, os tempos em  que do local se protegia toda a região.

Estava a percorrer, de barco, a costa algarvia, quando vi pela primeira vez a pequena capela branca, isolada, no cimo de um promontório, o que me despertou logo o interesse em visitar esse lugar, tão poético.

Prometi, para mim mesma, que voltaria à pequena capela, mas por terra, mal tivesse oportunidade.

E assim cumpri…

A Ermida de Nossa Senhora da Rocha, localiza-se em Porches no concelho de Lagoa no Algarve.

Não se sabe grande coisa sobre a sua origem, apenas que, fez parte de uma fortaleza que protegia a costa de ataques de piratas e que foi destruída pelo terramoto de 1755.

A Ermida foi poupada e incorpora na sua construção elementos bastante antigos, tal como pedras de anteriores edificações romano/medievais.

Classificada como Imóvel de Interesse Público, desde 1963, sofreu, desde essa altura, intervenções de consolidação e restauro, devido ao facto da sua estrutura já se encontrar bastante danificada.

Tem lindos pormenores.

Muitos com vista sobre o mar.

Uma lenda local liga, ainda, a sua construção a uma aparição da Virgem no local, tendo D. Dinis mandado construir a fortificação para a proteger.

O nome Senhora da Rocha refere-se, justamente, a uma valiosa imagem da Virgem, do século XVI, que se encontra no interior da ermida.

No primeiro domingo de agosto, esta é retirada do templo religioso e segue em procissão até à praia, de acordo com uma tradição antiga.

A Ermida só abre, portanto, certos dias muito específicos, pois está fechada ao público os restantes, mas é possível apreciar a imagem da Nossa Senhora da Rocha, através de uma janela em vidro.

O exterior é simples, todo de branco pintado e a sua localização privilegiada proporciona vistas fantásticas sobre o mar.

Conforme me aproximei dos edifícios, percebi que algo estava pendurado nas janelas.

Mais perto, entendi que se tratava de conchas do mar, algumas com declarações.

Acabei por estar ali, a observar a beleza do mar, durante longos minutos. Lindo…

Deixe um comentário