Concelho de Monsaraz, Dicas e truques, Distrito de Évora, História, Megalítico, Património, Património Cultural Material, Portugal, Turismo

Cromeleque do Xarez

Um menir, de aproximadamente 4 metros de altura, é o centro deste monumento megalítico que, curiosamente dado que é raro, apresenta um formato quadrangular.

Localizado perto do Convento da Orada em Monsaraz, o Cromeleque do Xerez (ou Xarez) é de fácil acesso.

É possível estacionar o carro muito próximo do monumento, percorrendo uma pequena distância por um caminho em terra batida, desde a estrada principal.

Porém, esta não era a sua localização inicial, pois foi o único monumento da região deslocado por causa da Barragem do Alqueva em 2004.

Em 1969, foi alvo de reconstituição original.

É constituído por cerca de 50 menires, mas segundo investigadores, o monumento original deveria ter 60, dispostos à volta do de maiores dimensões colocado no centro.

A disposição destes formava um quadrado, cujos vértices não eram mais do que referências astrológicas alinhadas com os solstícios, ou seja este cromeleque tinha como função assinalar determinados períodos do calendário, correspondentes aos diversos ciclos do sol.

Simbolizando o masculino, a maioria dos menires tem uma forma fálica e uma altura que varia entre 1,20m e 1,50m, embora outros sejam de menores dimensões.

Coordenadas:

38°27′12.4″N

7°22′15.6″W

Deixe um comentário