Caminhada(s), Concelho do Porto, Distrito do Porto, Distritos, Jardins, Jardins do Palácio de Cristal, Porto, Portugal, Turismo, Verde(s)

Jardins do Palácio de Cristal

Bem próxima do centro histórico do Porto, numa área de aproximadamente 8 hectares, é possível visitar, de forma gratuita, os belos jardins do Palácio de Cristal.

Os jardins foram projetados pelo berlinense Émile David, arquiteto paisagista responsável pela autoria dos desenhos de grande parte dos jardins, na cidade do Porto, na segunda metade do século XIX.

Adornavam o espaço exterior, onde se localizava o famoso Palácio de Cristal.

O Palácio foi, entretanto, destruído em 1951 e deu lugar a um enorme pavilhão, com uma  abóbada de cor verde, conhecido no Porto por pavilhão Rosa Mota.

Os belos jardins mantiveram-se e são, ainda hoje,  uma agradável opção de visita na cidade, que é possível efetuar diariamente, entre as 8h00 e as 19h00.

O passeio pelos jardins proporciona, entre inúmeras opções, a possibilidade de se poderem apreciar belas fontes e estátuas, plantas de várias partes do mundo, além de incríveis vistas sobre o Douro das suas lindas varandas.

É possível, ainda, apreciar lindos pavões ou galos, que aí vivem.

O passeio é sempre agradável, mas ao fim da tarde é particularmente bonito, com as tonalidades alaranjadas do pôr do sol.

Para mim é e será sempre um prazer visitá-los…

Guardo belas recordações deste espaço.

Da infância com a minha família, na altura os jardins acolhiam a feira popular do Porto e era comum jantarmos nos restaurantes que ali existiam.

Mas, também, da fase em que eu estudei na faculdade de ciências e a Queima das Fitas do Porto se realizava nos Jardins do Palácio.

Uma opinião sobre “Jardins do Palácio de Cristal”

Deixe um comentário