A Praia de Augas Santas, no concelho de Ribadeo, província de Lugo, na Galiza é mais conhecida por Praia das Catedrais.



É chamada assim devido à forma peculiar das arribas, que fazem lembrar os arcos de uma catedral
.

As suas impressionantes formações rochosas, nomeadamente arcos, grutas e penhascos testemunham a extraordinária capacidade da natureza em esculpir paisagens de tirar o fôlego ao longo de milénios.





É durante a maré baixa que o espetáculo atinge o seu auge, revelando-se os grandiosos corredores naturais entre as rochas e as cavernas que a maré alta mantém escondidas.
É, portanto, importante antes de a visitar confirmar as marés em: https://tabuademares.com/es/lugo/playa-de-las-catedrales, pois caso contrário não se consegue apreciar toda esta beleza na praia.



Caminhar pela areia nesta altura é como entrar num santuário esculpido pelo vento e pela água, onde cada arco e cada gruta conta uma história milenar.



A geologia da praia é fascinante.



As rochas são principalmente xistos e quartzitos, materiais que, ao longo de milhões de anos, foram moldados pela erosão marinha e eólica.



A ação incessante das ondas e do vento criou estas formas únicas, algumas atingindo mais de 30 metros de altura, que se erguem imponentes sobre o areal.


Eu fui na primavera, mas devido à sua crescente popularidade e para preservar este frágil ecossistema, o acesso à Praia das Catedrais é agora controlado, especialmente durante a época alta e os feriados.
É imprescindível reservar a visita com antecedência através do site oficial da Xunta de Galicia para garantir a entrada.
Esta medida, embora possa parecer um inconveniente, é crucial para proteger a praia do excesso de turismo e garantir que as gerações futuras possam continuar a desfrutar da sua magnificência.
Percorri a praia toda, descalça para poder passar pelas várias poças na areia, até à subida da maré.



Aproveitei para tirar fotografias. Muitas.

Umas mais artísticas.



Outras mais comuns.



Visitar a Praia das Catedrais é uma experiência inesquecível, pois é uma das maravilhas naturais mais deslumbrantes da costa galega.


