Sempre que o dia 13 do mês calha numa sexta feira, Montalegre enche-se de gente e transforma-se numa terra de bruxas.

A vila vira um cenário de terror, com caixões pelas ruas fora, diabos em cada canto, gatos pretos, entre outros.




Tudo se inicia às 13h13 com animação pelas ruas e na praça junto à câmara municipal. Mas é à noite que esta festa adquire maior dimensão.
Uma grande parte vêm mais cedo e jantam em Montalegre. Nos restaurantes, a decoração e a ementa são a preceito e as pessoas serão assustadas, a meio do jantar, por bruxas, diabos, almas penadas que ali aparecem.
Se pretenderem jantar, tem de marcar nos restaurantes com muita antecedência, pois geralmente está tudo lotado.
Outro cuidado que devem ter a partir do final do jantar é de combinar um ponto de encontro caso algum se perca, pois geralmente e devido à quantidade de pessoas presentes não costuma haver rede para os telemóveis.
O grande momento é o espetáculo que ocorre em frente ao Castelo de Montalegre. As pessoas, aos milhares, vão ocupando lugares aos pés deste, pelo que é recomendável chegar com alguma antecedência. Se não teve hipótese de conseguir lugar com boa visibilidade para o palco é possível assistir pelos ecrãs gigantes que costumam colocar dos lados.
Para ser mais fácil chegar para ver o espectáculo, é preferível caminhar pelas traseiras do castelo por um pequeno caminho de terra que lá existe. No final para sair também, porque é o momento de maior confusão e praticamente não se consegue andar se forem pelo principal acesso.
O espectáculo é sempre muito bom, com bons momentos de teatro, musicais e de efeitos pirotécnicos. Conta, geralmente, lendas ou histórias da terra.


No final, chega a surpresa da noite, o padre Fontes, que faz o esconjuro para depois ser servida uma queimada de aguardente às pessoas presentes.


Antes, ainda, de ser servida começa o fogo de artifício a partir do castelo, num momento muito bonito, pois o castelo fica iluminado com todas aquelas cores.


Começam a servir a queimada.

A partir desse momento, as pessoas deslocam-se para as ruas e praças da vila e começa a animação na rua e nos vários cafés e bares. No largo da câmara pode-se assistir a um concerto com várias bandas. Nas praças estão presentes DJ’s que põem música e onde as pessoas dançam toda a noite.


O convívio dura, assim, até de manhã e a sexta feira 13 é, para mim, a melhor festa de animação de rua do País.