Barroso, Concelho de Montalegre, Freguesia de Cabril, Parque Nacional Peneda-Gerês, Portugal

A Barca

A Barca é um lugar, localizado em Cabril, no concelho de Montalegre, que eu tenho vindo a descobrir. Gostei tanto da primeira vez que o visitei, que já repeti.

Da nacional 308 ao lugar da Barca, o acesso era feito, há uns anos, por um caminho de terra batida, que, entretanto, deu lugar a uma estrada estreita de alcatrão, com um pouco mais de um quilómetro de comprimento.

O primeiro cruzamento dessa pequena estrada dá acesso a uma zona maravilhosa, que mais parece uma praia deserta.

O melhor é, mesmo, deixar o carro estacionado no cruzamento e percorrer a pé o caminho que conduz à água, para melhor apreciar as vistas sobre o lindo azul da água, que timidamente se esconde por trás dos inúmeros pinheiros existentes na zona.


Durante a semana, a zona tem pouca gente, dando a impressão que estamos numa praia deserta.


Ao fim de semana, já há mais pessoas, pois é comum ver famílias com merendas, que gostam de, aí, passar o dia, de forma muito tranquila, contrariando, um pouco, o movimento das pessoas na praia fluvial da Barca, muito mais conhecida e com melhores acessos, que se localiza ali próximo.

Um pouco mais para cima, localiza-se a casa do Sebastião da Barca, uma unidade hoteleira, que, infelizmente, não está atualmente em funcionamento.

Aquando da primeira ida ao lugar da Barca, o caseiro, conhecido da minha colega, que aí residiu durante dois anos, quando leccionava na localidade de Cabril, acabou por fazer connosco uma pequena visita guiada à propriedade.

Percorremos um caminho que atravessava vários campos, até à água, onde era possível aceder a uma pequena praia privativa da casa.

Aproveitamos para apanhar pequenos ramos de oregãos, que, por ali, abundam e que libertam um cheiro muito agradável.

A partir da piscina da casa é possível apreciar toda a imensidão e beleza da água. Uma paisagem linda.

O único defeito, mesmo, da casa é estar, atualmente, encerrada.

Uma opinião sobre “A Barca”

  1. É um dos lugares que nunca cansamos de visitar! Serve para repor energias.
    Ana Luísa como fico contente por teres gostado. Eu também já voltei mas com a calma de passar mais tempo nesse espaço paradisíaco. Temos que repetir com essa calma agora que já conheces.

    Gostar

Deixe um comentário