Concelho de Boticas, Concelho de Chaves, Museus, Portugal, Vidago

Roteiro artístico pelo Alto Tâmega!…

Os concelhos de Boticas e Chaves, na região do Alto Tâmega, devido à criação de equipamentos dedicados à obra de vários artistas locais, apresentam uma oferta cultural invejável e de grande valor.

Em Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso, construído nesta localidade devido à ligação do artista com a terra da sua mãe, em Chaves, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), cidade onde este mesmo pintor nasceu e foi criado e, finalmente, em Vidago, a, recentemente inaugurada, casa Museu João Vieira, que reúne alguns dos trabalhos desta brilhante figura da terra, apresentam uma concentração de obras artísticas contemporâneas, difícil de se ver em outros territórios.

Este é, mais, um bom motivo para as pessoas que, tal como eu, apreciam e priorizam estas áreas, ligadas à Arte, para uma estadia na região, pois se já era rica em termos de natureza e gastronómicos, agora também o é a nível artístico.

O Centro de Artes Nadir Afonso é um espaço que perpetua a obra do Mestre e está localizado no concelho de Boticas.

Localiza-se num edifício, muito bonito, construído de raíz, que só por si já justificava uma visita.

O projecto foi elaborado pelo gabinete de arquitectura “Louise Braverman, Architect, P.C.”, com sede em New York, USA, e pelo gabinete de arquitectura “PPA Arquitectos”, com sede em Rio de Mouro e foi, inclusive, distinguido no “Internacional Architecture Awards 2009“.


O espaço reúne muitas obras do artista.

O Centro está aberto ao fim de semana e a entrada é gratuita.

Em termos arquitetónicos, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, também é muito interessante.

É um projeto da autoria de Siza Vieira, localizado nas margens do rio Tâmega.


Por aquisição, doação ou depósito, o Museu foi adquirindo obras de vários artistas, tais como Ema Berta, Júlio Pomar, João Cutileiro, José Rodrigues, João Ribeiro entre muitos outros, que vieram completar a riquíssima colecção de trabalhos de Nadir Afonso já existente.

Através de vários protocolos e parcerias estabelecidos também recebem exposições temporárias de grande qualidade.


Finalmente a Casa Museu João Vieira, inaugurada há uns meses, em Vidago, acolhe alguma da obra do pintor nascido nesta localidade e onde se podem, também, apreciar trabalhos de outros artistas.


A comunidade local tinha uma ligação muito particular com este artista, que afirmava que pintava com letras pois queria fazer poemas com pintura, e o seu trabalho, sendo até convidado, para pintar os vitrais da igreja de Oura, localidade próxima de Vidago.

A Casa Museu só está encerrada à segunda e domingo à tarde.

Para ser devidamente apreciado este roteiro deve ser feito no mínimo em dois dias.

Deixe um comentário