Barcelos, Concelho de Barcelos, Cultura, Distrito de Braga, Igreja, Lendas/Crenças, Monumentos, Património Cultural Imaterial, Património Cultural Material, Portugal

Bom Jesus da Cruz, do milagre à Igreja…

Há quem lhe chame Igreja de Bom Jesus da Cruz, Igreja do Senhor da Cruz ou ainda Igreja das Cruzes. Mas independentemente do nome que lhe queiram dar, este templo religioso é um local de grande devoção.

Edificada na sequência de um milagre, localiza-se no Largo da Porta Nova no centro histórico da cidade de Barcelos.

Um pouco de história…

O local da sua construção está relacionado com a lenda das cruzes de Barcelos, em que neste ponto terá aparecido uma misteriosa Cruz de terra negra no chão do Campo da Feira, em 1504.

A crença foi aumentando nos anos seguintes o que levou à construção de um cruzeiro, muito primitivo, e de uma pequena capela, no lugar, como forma de lembrar o sinal divino.

Em 1704, é construída a Igreja de acordo com o projeto de João Antunes, um conhecido arquiteto da época.

A Igreja…

Ainda só estava a estacionar o carro no campo da feira e já me era possível apreciar os pormenores arquitetónicos da igreja.

Pormenores bem característicos do norte, em que o granito combina com o branco da cal.

Associada a estes traços bem portugueses, a inspiração italiana, com formas barrocas, é notória.

A porta estava aberta, para a realização de um qualquer acontecimento, o que permitiu apreciar todo o seu interior.

Uma enorme cúpula, com cerca de 10 metros de diâmetro, altares de talha dourada, paredes grossas e uma planta em forma de octógono deliciam qualquer um.

Lindo!…

Em Maio tem aqui uma das festas religiosas mais importantes da região, a Festa das Cruzes.

A Igreja Bom Jesus da Cruz é a prova de como uma lenda pode influenciar, fortemente, toda uma região e a cultura de um povo.

Deixe um comentário