Um lindo largo repleto de história(s) é assim que eu poderia definir este encantador local, agora convertido em zona pedonal, bem no centro histórico da cidade de Barcelos.
Aqui tudo é tão bonito que é difícil decidir o que visitar primeiro.

O seu nome deve-se à chamada Torre da Porta Nova que nele se localiza.

Quando entre 1401 e 1461, D. Afonso, Conde de Barcelos e 1º Duque de Bragança, manda construir a cerca amuralhada de Barcelos, três torres marcavam as entradas na cidade.
Destas só resta a da Porta Nova, a única que resistiu ao tempo e ao reordenamento urbano e que, também devido à sua robustez, já serviu para tanta coisa, tal como prisão, posto de turismo, artesanato…



No centro do Largo, um magnífico Chafariz, do século XVIII, vindo do Convento de Vilar de Frades, encanta os visitantes.

O Jardim das Barrocas, com todos os seus belos pormenores, está de paredes meias com este Largo, guardado pelos tão característicos galos, figura, coloria, típica de Barcelos.


A Igreja do Bom Jesus da Cruz tem um ar imponente sobre o Largo.
Ao mesmo tempo que lhe transmite caráter, também lhe transmite beleza e poesia.



Com ruelas estreitas e praças antigas com ligação a este Largo, os pormenores são verdadeiramente belos.


Comecei a minha visita a Barcelos por este Largo e foi nele, também, que decidi acaba-lá, sentada numa das esplanadas a saborear outra das tradições da cidade, os seus deliciosos doces e a apreciar, novamente, todos estes lindos edifícios/monumentos, não fosse eu esquecer alguns dos seus belos pormenores.