É considerada a gruta marinha mais bonita de Portugal e até há quem lhe chame a “janela do céu”.



Localizada a 150 metros da Praia de Benagil, na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, a Gruta de Benagil não é mais do que uma combinação única e original dos efeitos da água e do vento.
De facto, esta gruta tem duas aberturas viradas para o mar, outra virada para o céu e uma enorme cavidade, escavada pela erosão do mar e pelo movimento das ondas, numa zona de falésias.


No interior, uma praia de, aproximadamente, 100 metros de comprimento, acolhe os banhistas mais destemidos.

Só é possível aceder à gruta e à praia pelo mar, existindo inúmeras formas de o conseguir, tais como ir de barco, de caiaque ou até a nado desde a praia de Benagil.

Esta última opção é, no entanto, arriscada devido ao facto de ser uma zona de passagem de muitas embarcações, o que pode ser muito perigoso.
Os passeios de barco são os mais comuns para visitar as Grutas de Benagil e partem de muitas localidades, tais como Portimão, Albufeira, Vilamoura, entre muitas outras.


Eu fui de catamarã, embarcação que eu gosto particularmente.
Partiu da Marina de Albufeira e fez uma viagem, junto à costa, muito agradável e bonita, de quase 3 horas.



O catamarã entrou por uma das entradas e ali se manteve durante uns minutos, possibilitando às pessoas de poder apreciar e fotografar o interior da gruta.


Já tinha visto muitas fotos e vídeos, sabia, portanto, que a gruta era linda, mas acho que só entendemos, verdadeiramente, a sua beleza, depois de a conhecer pessoalmente e de estar no seu interior.
A praia no seu interior e o buraco circular no teto da gruta, o famoso Algar de Benagil que permite ver o céu azul, transmitem uma sensação única, deliciosa e muita colorida.



Adorei… Digamos que a gruta de Benagil é linda de morrer e a experiência a repetir…
—————————————————————————————
Marquei esta viagem pelo seguinte link: https://www.getyourguide.pt/algarve-l66/albufeira-cruzeiro-grutas-e-golfinhos-2-horas-t64461/?partner_id=1RFDLQ6&utm_medium=online_publisher
Uma opinião sobre “Gruta de Benagil, a janela do céu…”