Água(s), Caminhada(s), Concelho de Oeiras, Cultura, Dicas e truques, Distrito de Lisboa, Fernando Pessoa, História, Jardins, Literatura/Poesia, Mares, Paço de Arcos, Portugal, Praias, Verde(s)

Jardim do Palácio dos Arcos, o Jardim da Poesia

Embora seja de dimensões relativamente reduzidas, o Jardim do Palácio dos Arcos em Paço de Arcos, no concelho de Oeiras, é um cantinho tranquilo, de frescura e sossego e, por isso, de visita obrigatória.

.

Está localizado junto ao Vila Galé Palácio dos Arcos, um famoso palácio, do século XV, remodelado, de onde dizem que foi das
varandas, deste magnifico local, que o Rei D. Manuel I, viu partirem as caravelas portuguesas a caminho da Índia.

Hoje, o Palácio é, portanto, um hotel de luxo, mas o jardim é público, daí ser de entrada livre.

A entrada é feita pelo pátio interior do hotel.

Com cerca de 1,4 hectares e a cor verde a predominar, tal como seria normal acontecer no caso de um jardim, o primeiro impacto é muito positivo.

Conta com exemplares raros de plantas muito antigos e uma grande variedade,

A cor verde só é mesmo interrompida por umas pinceladas de amarelo, a cor do hotel e de azul, a cor do mar.

O mar é visível, pois o jardim tem uma enorme varanda, que proporciona umas vistas privilegiadas sobre a avenida marginal e a frente ribeirinha.

Tal como acontece no Parque dos Poetas, o jardim acolhe várias estátuas de poetas conhecidos.

É, assim, um jardim da poesia, onde se podem encontrar poetas a conversar à volta de uma fogueira e até uma árvore da poesia.

Torna-se difícil escolher o que se prefere fazer, apreciar a água no pequeno lago ou as esculturas, passear pelos vários caminhos para observar a flora, entre outros.

Eu aconselho tudo e no final descansar num banco de jardim.

Deixe um comentário